logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cultura urbana em destaque: Zero8Dois Festival transforma Praça Dr. Getúlio Vargas em grande palco artístico

COMPARTILHE

O Zero8Dois Festival é um evento cultural que trará destaque para a cultura urbana em Maceió, transformando a Praça Dr. Getúlio Vargas, no bairro da Ponta Grossa, em um grande palco para arte, esporte, empreendedorismo e cidadania. Reconhecido como o principal evento underground do estado, o festival acontecerá no dia 29 de março, a partir das 15h, com o objetivo de valorizar os talentos da periferia e promover uma programação diversa, gratuita e acessível para o público.

Com foco na valorização da cultura Hip Hop e produção de Giib, o evento contará com um campeonato de skate, oficinas educativas, uma feira com empreendedores locais e shows gratuitos. Além disso, o festival homenageia os quatro elementos da cultura Hip Hop: o rap, o DJ, o breakdance e o grafite. Esta é apenas o início de uma série de eventos que serão realizados ao longo do ano em Maceió.

O principal objetivo do Zero8Dois Festival é fortalecer e valorizar a cultura Hip Hop em suas diversas formas, criando um espaço contínuo de expressão e conexão para artistas, produtores e o público que vivencia essa cultura. O evento busca unir as mais diversas expressões culturais relacionadas à cultura de rua, impulsionando o rap, o trap, o skate e o graffiti.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destaca que o festival é uma vitrine para os talentos locais e reafirma o compromisso do Governo do Estado em incentivar e fomentar a cultura urbana, garantindo espaço para que essas manifestações cresçam e alcancem cada vez mais pessoas. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Além das atividades culturais, o Zero8Dois Festival também propõe atividades educativas e formativas paralelas, voltadas ao letramento racial e produção audiovisual. Dentre essas atividades, estão previstas a realização de uma Oficina de Letramento Racial, com Sal Bernardo e Moacir Gama, no dia 22 de Março de 2025, e uma Oficina de Audiovisual, com a equipe de mídia e comunicação do festival, no dia 05 de Abril de 2025. Ambas as oficinas acontecerão no Centro de formação – Anexo ao Centro Nosso Lar, em Maceió, e as inscrições serão realizadas no local mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade