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Consulta pública: Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória prorrogada.

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O Museu da Imagem e do Som de Alagoas, que faz parte do Sistema Brasileiro de Museus, está inserido em um contexto nacional de debate sobre a acessibilidade nos museus do país. Nesse sentido, a população tem a oportunidade de contribuir com sugestões para tornar esses espaços mais inclusivos. A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), por meio do Sistema Alagoano de Museus, está convocando a população para participar da consulta pública do Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com o prazo prorrogado até 10 de março, a consulta está disponível na plataforma Participa + Brasil. O principal objetivo da consulta é colher a opinião da população sobre as ações a serem implementadas no Plano de Ação do Acesse Museus, que busca ampliar a acessibilidade nos museus brasileiros. Isso inclui a eliminação de barreiras físicas, sensoriais e atitudinais, a fim de proporcionar uma experiência cultural mais inclusiva para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância do engajamento da sociedade na construção de políticas públicas acessíveis. Segundo ela, essa é uma oportunidade para a população contribuir diretamente para o fortalecimento da acessibilidade nos museus e espaços de memória do país, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura.

Por sua vez, a coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, destacou o impacto positivo que o programa terá nos museus de Alagoas. Ela ressaltou a importância de garantir que os museus sejam acessíveis a todos e enfatizou que a consulta pública é uma ferramenta essencial para alinhar as ações e políticas às demandas reais da sociedade, tornando os museus espaços verdadeiramente inclusivos.

Para participar da consulta, os interessados devem acessar a plataforma Participa + Brasil, fazer login na conta GOV.BR e responder ao questionário disponível. Após o envio, uma mensagem de confirmação será exibida na tela. Dúvidas e questionamentos podem ser enviados para o e-mail cema@museus.gov.br.

Com informações e fotos da Secult/AL

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