logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Capoeira transforma realidades: Projeto alagoano estimula cultura, leitura e mudança social

COMPARTILHE

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que vai além de suas raízes históricas e ganha um novo significado como ferramenta de transformação social e educacional. O grupo Molas apresenta o projeto “Gingando e Aprendendo”, que tem como missão utilizar a capoeira como ponte para o estímulo à leitura, escrita e desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes em Alagoas.

Com uma abordagem inovadora, o projeto busca integrar a cultura, tradição e hábitos sociais como meios de transformação. O Mestre Espigão, um dos idealizadores do projeto, destaca a importância da capoeira na educação e sua presença crescente nas escolas, aproveitando esse potencial para promover o amor pela leitura, fortalecer valores como disciplina, cooperação e identidade cultural, e envolver as famílias nesse processo educativo.

A iniciativa não se resume apenas a atividades em escolas públicas, creches, orfanatos e comunidades quilombolas, mas também inclui a distribuição gratuita de livros, valorizando o patrimônio histórico e cultural e respeitando as diretrizes das Leis que abordam o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Dessa forma, o projeto não só impacta diretamente os estudantes, mas também gera um efeito positivo nas famílias e comunidades envolvidas, criando uma rede de valorização da cultura e do saber.

Financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, o projeto é uma iniciativa inovadora que demonstra como a cultura pode ser uma aliada poderosa da educação. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressalta a importância do projeto como uma forma de inclusão, resgate da autoestima, valorização das raízes e aprendizagem transformadora, mostrando como a capoeira se tornou uma ponte para o conhecimento e cidadania.

Em um cenário marcado pela valorização da cultura e pela busca por transformação social, o projeto “Gingando e Aprendendo” destaca-se como um exemplo de como a arte e o movimento podem ser agentes de mudança e crescimento em comunidades carentes. A capoeira, nesse contexto, assume um papel fundamental como instrumento de educação e resgate de valores, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados em suas raízes culturais.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade