Desde a madrugada desta sexta-feira, Maceió enfrenta fortes chuvas que resultaram em diversas ruas alagadas em toda a cidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a região, indicando a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos que podem atingir de 60 a 100 km/h. Essas condições meteorológicas aumentam o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, especialmente nas áreas do Leste e Agreste alagoano.
Nos últimos 24 horas, a capital alagoana registrou um acumulado de 82 mm de chuva. Essa quantidade representa mais de 95% da média esperada para todo o mês de abril, que é de 194 mm. Com 189 mm de precipitação já registrados até o momento, a cidade está próxima de alcançar a expectativa mensal em apenas metade do período previsto.
A previsão para o final de semana indica tempo nublado, com possibilidade de chuvas moderadas em algumas regiões no sábado (20). Já no domingo (21), espera-se a ocorrência de períodos com nuvens e curtos intervalos de sol, com potencial para chuvas isoladas.
Diante dessas condições climáticas adversas, as equipes da Defesa Civil de Maceió permanecem em alerta, atuando para mitigar os impactos das chuvas e prestar assistência às comunidades em áreas de risco.