O inverno só começa oficialmente no dia 21 de junho de 2023 no hemisfério sul, mas vem chovendo bastante em Maceió e nesta segunda (19) a chuva não parou em nenhum momento.
No mês de maio, a chuva apareceu em 18 dias ao todo, com um acumulado de 360 milímetros (mm), quinto maior volume para o mês desde 2003 segundo o INMET . Em Junho, até hoje (19), choveu um acumulado de 232 milímetros (mm), praticamente todos os dias, em alguns momentos com volume considerado moderado de chuva.
A tão comentada “quadra chuvosa”, época do ano em que as chuvas se tornam mais volumosas e vai até o mês de agosto, chegou transformando um pouco o clima em todo o estado e Maceió não ficou de fora, o sol e as altas temperaturas, predominantes em praticamente todo o ano, deu lugar a períodos variados de chuvas e temperaturas mais baixas.
Para a ampla maioria do maceioenses, quando os termômetros começam a se aproximar dos 20°C, é o momento de tirar o casaco do armário e se proteger do frio, o que vem ocorrendo com frequência maior desde o último mês.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já tinha alertado que o mês de junho teria a ocorrência de chuvas acima da média em alguns pontos da costa leste da Região Nordeste, com volumes que poderiam ultrapassar 200 milímetros (mm), justamente na faixa que Maceió está localizada, inclusive foram ao menos 2 alertas por mensagens de celular nos últimos 30 dias, chamando a atenção para o perigo de chuvas intensas e riscos de alagamentos para a região.
Para evitar situações de risco e diminuir as consequências de desastres causados pelas chuvas é importante acionar a Defesa Civil.
O órgão municipal pode ser chamado nas seguintes situações:
- Graves desastres com vítimas e desabrigados
- Alagamentos
- Inundações
- Rachaduras, trincas e fissuras em edificações
- Deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes)
- Infiltrações graves com grande risco de desabamento
- Recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede)
- Deslizamento ou ameaça de deslizamento de barreiras
- Ameaça e/ou queda de árvore
- Erosão
Como acionar a Defesa Civil de Maceió
A Defesa Civil Municipal pode ser acionada de forma gratuita através dos números: 199 ou 156.
Na ligação, é importante que sejam fornecidas as informações solicitadas para que uma equipe de técnicos vá até o local.
Como receber alertas pelo celular
A Defesa Civil disponibiliza ferramentas de envio de alertas em caso de fortes chuvas e/ou inundações. Os avisos podem ser recebidos por:
SMS: para receber alertas de Defesa Civil por SMS é necessário enviar o CEP da sua residência por mensagem de texto para o número 40199. O serviço é gratuito.
WhatsApp: para se cadastrar basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.
Telegram: é necessário pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional, também no número (61) 2034-4611, e interagir com o robô.