Na próxima quarta-feira, dia 22 de maio, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados irá promover uma audiência pública com o intuito de enriquecer o debate e fornecer subsídios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). A iniciativa partiu do deputado Jilmar Tatto, do PT-SP, que ressaltou a importância do evento que está marcado para os dias 4 a 6 de junho, com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.
Segundo Tatto, a conferência busca promover um amplo diálogo nacional, integrando e ouvindo todo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a elaboração da nova Estratégia Nacional de CT&I para o período de 2024 a 2030. O deputado enfatizou que as conferências nacionais de CT&I desempenham um papel fundamental na governança das políticas do setor e na definição de diretrizes para o desenvolvimento estratégico e o fomento de setores relevantes.
É importante ressaltar que a última conferência nacional ocorreu em 2011, o que torna ainda mais relevante a participação ativa do Congresso Nacional e seus parlamentares no debate. Jilmar Tatto enfatizou a necessidade de alinhamento de esforços para que a CT&I ocupe um papel central no desenvolvimento do país.
A audiência está marcada para às 9 horas, no plenário 13 da Câmara dos Deputados, e promete reunir especialistas e representantes do setor para contribuir com ideias e propostas para a CNCTI. A expectativa é que o debate gere subsídios importantes para a elaboração da nova Estratégia Nacional de CT&I e fortaleça o papel do Brasil no cenário internacional da ciência, tecnologia e inovação.
Com informações da Camara dos Deputados