logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cientistas brasileiras são premiadas no Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger em 2024 pela Câmara dos Deputados.

COMPARTILHE

A Câmara dos Deputados anunciou na quarta-feira, dia 24 de abril de 2024, as ganhadoras do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger deste ano. A cerimônia de premiação está agendada para o dia 15 de maio, às 16 horas, no Salão Nobre do órgão legislativo. As homenageadas de 2024 são mulheres de destaque em diferentes áreas científicas.

Ethel Leonor Noia Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, foi reconhecida por seu trabalho nos estudos e pesquisas relacionados à Covid-19. Ela se destacou ao criar o Comitê Operativo de Emergência na Universidade Federal do Espírito Santo durante a pandemia.

Lair Guerra Macedo Rodrigues, que faleceu em 2024, foi uma renomada biomédica e pioneira na luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Aids no Brasil. Seu legado inclui a implementação e distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do “coquetel” contra a Aids, que teve impacto global no combate à doença.

Nara Martini Bigolin, cientista da computação e filósofa, foi reconhecida por sua atuação como coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil e de diversos torneios femininos na área de exatas. Com mais de três décadas de experiência como docente e pesquisadora em universidades da França e do Brasil, ela se destaca como uma referência na área.

O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger foi criado em 2021 e é concedido a três cientistas que se destacaram em suas contribuições para a pesquisa em áreas como ciências exatas, naturais e humanas. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e visa reconhecer a excelência da participação feminina na resolução dos grandes desafios da humanidade, além de incentivar mais mulheres a seguirem carreiras científicas.

O nome do prêmio é uma homenagem a Amélia Império Hamburger, física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Amélia foi uma das primeiras mulheres a se destacar no campo da física no Brasil, contribuindo significativamente para o avanço da ciência no país.

A premiação deste ano destaca o papel fundamental das mulheres na ciência e reforça a importância de promover a igualdade de gênero nesse campo. Parabéns às premiadas e que seus exemplos inspirem futuras gerações de cientistas.

Com informações da Camara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade