logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros apoiam a volta do horário de verão

COMPARTILHE

O retorno do horário de verão é uma questão que tem dividido opiniões e gerado debates. Um levantamento realizado pelo Reclame AQUI em parceria com a Abrasel revelou que 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios, que poderia voltar a ser adotada no Brasil a partir de 2024.

A pesquisa foi feita com 3.000 pessoas, e os resultados mostram que a maioria vê benefícios tanto para a economia do país quanto para a sociedade e a saúde das pessoas. Segundo o estudo, 41,8% dos entrevistados são totalmente favoráveis ao adiantamento dos relógios, enquanto 13,1% são parcialmente favoráveis. Apenas 25,8% se mostraram totalmente contrários, e 2,2% são parcialmente contra a volta do horário de verão.

Em regiões onde o horário de verão era tradicionalmente adotado, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a aceitação é ainda maior. No Sudeste, por exemplo, 56,1% são a favor da mudança nos relógios, sendo 43,1% totalmente favoráveis e 13% parcialmente favoráveis. No Sul, esse índice chega a 60,6%.

O CEO e cofundador do Reclame AQUI, Edu Neves, acredita que a percepção positiva em relação ao horário de verão pode ser atribuída a uma mudança de comportamento da população. Ele destaca que, atualmente, as pessoas valorizam mais o tempo de qualidade e o lazer em um dia claro e longo para praticar esportes e socializar.

Além disso, a pesquisa mostrou que, para 43,6% dos consultados, o horário de verão ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a mudança não traz uma economia relevante, e 16,4% não possuem certeza sobre o assunto.

No que se refere aos benefícios para a economia, a maioria dos entrevistados considera o horário de verão benéfico para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, a população percebe uma melhora na economia durante o horário de verão, com mais recursos circulando e um aumento no faturamento de estabelecimentos comerciais.

Diante desses resultados, a Abrasel enviou uma carta ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reiterando seu apoio à volta do horário de verão. A pesquisa realizada pelo Reclame AQUI foi anexada à carta, que destaca também a percepção positiva da população em relação à segurança, ao turismo e à saúde proporcionadas pela mudança nos relógios.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade