O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou um avanço significativo no Programa de Otimização de Contratos de Concessão Rodoviária, com a repactuação da BR-381, também conhecida como Rodovia Fernão Dias. Essa ação representa um investimento planejado de R$ 15 bilhões, destinado a revitalizar um dos mais importantes eixos logísticos do Brasil.
A Fernão Dias se estende por 569 km, conectando Belo Horizonte a São Paulo e atravessando 33 municípios. Com um tráfego diário que supera 61 mil veículos, sendo 37% deles de carga, a rodovia é essencial para a movimentação de mercadorias e pessoas entre duas das principais regiões do país. Essa repactuação visa resolver problemas históricos de desequilíbrio que afligem a estrada há anos, implementando um modelo que promete trazer investimentos substanciais e serviços de alta qualidade aos usuários.
Os responsáveis pelo projeto enfatizam que a nova configuração de concessão trará uma série de melhorias. Entre as principais, estão previstas obras que vão abranger a construção de 108 km de faixas adicionais, 14 km de vias marginais, além de melhorias estruturais, como passarelas e interseções otimizadas. Essas alterações prometem não apenas aumentar a segurança e a capacidade da rodovia, mas também proporcionar uma experiência mais satisfatória para os motoristas e passageiros.
Além das melhorias na infraestrutura, a repactuação traz a expectativa de gerar cerca de 137 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos, um impulso considerável para o desenvolvimento regional ao longo do trajeto. O contrato, que estará em vigor até 2040, inclui requisitos rigorosos para garantir que os investimentos sejam aplicados de forma eficiente e responsável.
O novo operador da concessão será escolhido por meio de um leilão que ocorrerá em 2025. A atual concessionária terá a oportunidade de apresentar uma proposta, mas poderá ser substituída se não oferecer a melhor oferta segundo os critérios estabelecidos no edital.
Este movimento não é isolado; a repactuação da BR-381 é a terceira dentro de um plano mais amplo de otimização do setor rodoviário. Para os próximos anos, estão programados diversos leilões que somam mais de 8.360 km de estradas federais e R$ 186 bilhões em investimentos, com foco em aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços nas rodovias do país.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes