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Brasileiros pedem punição rigorosa para políticos que compartilham Fake News durante campanhas políticas

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Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) revelou resultados interessantes sobre a opinião dos brasileiros em relação às eleições e ao uso de notícias falsas por candidatos. O estudo, que contou com a participação de 3 mil pessoas em todo o país, mostrou que 88% dos brasileiros são a favor da punição severa aos candidatos que se utilizam de Fake News durante o processo eleitoral.

Dentre as formas de punição mais defendidas pela população entrevistada, a impugnação da candidatura foi a mais citada, com 52% de aprovação. Além disso, 14% dos entrevistados defenderam a aplicação de multas em dinheiro, 12% sugeriram a suspensão da campanha eleitoral por um período, 10% acreditam que a propaganda eleitoral deveria ser suspensa por completo e 3% indicaram apenas uma repreensão pública como forma de punição.

Segundo a pesquisa, as Fake News se tornaram uma preocupação crescente durante o período eleitoral, com 73% da população defendendo punições severas para aqueles que se beneficiam desse tipo de prática. O estudo também apontou que a maioria dos brasileiros tem interesse nas eleições municipais que se aproximam: 68% consideram a escolha do prefeito importante e 79% veem com seriedade a eleição dos vereadores.

O levantamento também revelou que a televisão e as redes sociais continuam sendo os principais meios de informação sobre as eleições, sendo citados por 37% e 30% dos entrevistados, respectivamente. Além disso, 59% da população afirmou já ter recebido Fake News, sendo que 30% se sentiram prejudicados por essas notícias falsas. Para auxiliar na identificação e combate às Fake News, foi lançada uma cartilha com orientações para o público.

Outro ponto abordado pela pesquisa foi a importância da experiência administrativa dos candidatos, com 29% dos entrevistados levando esse aspecto em consideração na hora de votar. Além disso, aspectos como propostas apresentadas, desempenho na campanha eleitoral e debates também influenciam a escolha dos eleitores, com 43% considerando as propostas como determinantes na hora do voto.

Dessa forma, a pesquisa reflete a preocupação da população brasileira com a disseminação de Fake News durante o período eleitoral e a necessidade de punições severas para os candidatos que se utilizam desse tipo de prática, evidenciando a importância da transparência e honestidade no processo democrático.

Com informações da EBC
Fotos: © Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo / EBC

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