A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma decisão proibindo a venda do álcool líquido 70% no Brasil, com efeito a partir do dia 30 de abril.
Esta medida marca o retorno da proibição que foi implementada há 22 anos atrás devido aos riscos associados ao produto, principalmente sua alta inflamabilidade que resultou em um número significativo de acidentes.
A autorização para a venda do álcool líquido havia sido temporariamente concedida durante a pandemia de Covid-19, mas expirou em dezembro passado. No entanto, o álcool em gel continuará disponível para venda, pois segundo a agência não apresenta os mesmos riscos de inflamabilidade.
Os estabelecimentos que ainda possuem estoques do álcool líquido 70% devem esgotá-los até a data de início da proibição, conforme determinado pela Anvisa.
A decisão da Anvisa de proibir a venda do Álcool 70% novamente é baseada na preocupação com a segurança pública, dada a natureza inflamável do produto e os perigos associados ao seu uso inadequado.