logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Agroamigo: Programa Transforma Vidas de Produtores Rurais Há 20 Anos em Minas.

COMPARTILHE

Em 15 de maio de 2005, um momento marcante deu início a uma história de sucesso para muitos produtores rurais do Brasil. Foi naquele dia que o primeiro contrato de financiamento do programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo, foi assinado. Agora, duas décadas e mais de oito milhões de transações depois, inúmeras famílias de agricultores foram significativamente impactadas, encontrando novas oportunidades e melhorando suas condições de vida.

A família Mendes da Silva, residente na comunidade de São Pedro das Tabocas, no município de Pedras de Maria da Cruz, é um claro exemplo dessa transformação positiva. Na pequena propriedade situada no Norte de Minas Gerais, vivem José Claudiossi Mendes Souza, sua esposa Jusiane Pereira da Silva, seu filho Hiago Mendes da Silva e uma filha pequena. Compartilhando uma paixão pela terra, eles são ativos participantes do programa Agroamigo.

O vínculo da família com o Banco do Nordeste começou em 2002, antes mesmo da criação do Agroamigo, quando José acessou outras linhas de crédito. Jusiane aderiu ao programa em 2006, um ano após sua fundação. A jornada de Hiago está apenas começando; ele assinou seu primeiro contrato em 2025, na linha Agroamigo Jovem.

Atuando no cultivo de milho, pastagens, e na criação de aves e suínos, Jusiane destaca o impacto positivo do programa em suas vidas. Ela enfatiza que o apoio financeiro e a orientação dos agentes de microcrédito são fundamentais para o sucesso dos produtores rurais.

Hiago, que é técnico agrícola e estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental, assegura que a nova geração continuará a utilizar os recursos do programa. Ele destaca a importância do Agroamigo para superar os desafios impostos pela seca severa na região.

Frederico Silveira, gerente regional do programa em Minas Gerais, aponta que tanto os produtores quanto o Agroamigo evoluíram. O programa expandiu suas linhas de crédito para incluir energia solar, agroecologia, conectividade e mecanização agrícola. Agora, oferece crédito direcionado para toda a família, garantindo a sucessão rural com o Agroamigo Jovem.

Em Minas Gerais, o programa já realizou mais de 790 mil operações, somando cerca de R$ 4 bilhões. Em 2025, já foram formalizadas 16,6 mil transações, totalizando R$ 211,8 milhões, com as mulheres assumindo destacadamente a liderança na maioria dos contratos.

Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade