A final do Campeonato Alagoano de 2025 provoca uma alteração significativa no horário de funcionamento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) na Unidade Trapiche, em Maceió. Esse ajuste, previsto para ocorrer no sábado (15), é devido ao jogo entre CRB e ASA que será disputado no Estádio Rei Pelé. Por estar situado nas imediações do hemocentro, a expectativa é de que haja bloqueios no trânsito e um aumento notável no fluxo de torcedores, dificultando assim o acesso ao local.
Nessa data específica, a Unidade Trapiche estará funcionando excepcionalmente das 7h às 14h. Contudo, aqueles que desejam realizar doações de sangue no horário da tarde não precisam se preocupar. A Unidade Via Expressa, localizada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, estará em funcionamento normal até as 17h.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressaltou que a alteração do horário é uma medida preventiva com o objetivo de evitar possíveis transtornos no acesso à unidade do Trapiche. Ela solicita a compreensão de todos os voluntários, lembrando que a mudança é temporária. Na segunda-feira (17), a unidade estará funcionando em horário integral, das 7h às 18h, pronta para receber todos os voluntários que desejam contribuir com a causa.
Com relação aos critérios para doação de sangue, estes devem seguir as diretrizes do Ministério da Saúde. São eles: ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento oficial com foto, estar bem de saúde, alimentado e usando máscara.
Por outro lado, indivíduos que tiveram doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos não podem doar. O mesmo se aplica à gestantes e lactantes e àqueles que fizeram uma doação recente, respeitando o intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Apesar da mudança temporária no funcionamento da Unidade Trapiche, a diretora garante que o fornecimento de sangue para os hospitais e maternidades do estado não será afetado.