logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Grupo de Trabalho do G20 apresenta Declaração Ministerial sobre sustentabilidade na agricultura global.

COMPARTILHE

Concluída nesta sexta-feira (13), a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 foi realizada no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A reunião teve a participação de 43 delegações dos países membros do G20, convidados e organismos internacionais, registrando a maior adesão de ministros desde a criação do GT Agricultura em 2011.

Durante dois dias (12 e 13), os ministros e autoridades ministeriais, juntamente com representantes de quase 50 países, chegaram a um consenso para a elaboração da Declaração Ministerial. Ao todo, 38 tópicos foram discutidos, divididos em quatro eixos temáticos, com o objetivo de implementar políticas públicas voltadas à sustentabilidade da produção, garantindo a segurança alimentar e nutricional do planeta e combatendo os efeitos adversos das mudanças climáticas.

As prioridades trabalhadas pelo GT Agricultura foram: sustentabilidade nos sistemas agroalimentares, ampliação da contribuição do comércio internacional para a segurança alimentar e nutricional, valorização da agricultura familiar, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais, e a promoção da pesca e aquicultura sustentáveis.

A Declaração Ministerial representa um compromisso dos países signatários na implementação das políticas públicas estabelecidas no documento, servindo como um guia para a adoção de medidas por cada nação. O documento também contou com a contribuição de grupos paralelos ao G20, como setores privados e a comunidade científica, destacando a importância de modelos de financiamento e colaboração para apoiar os produtores rurais na transição para um sistema alimentar global inclusivo e com aumento de produtividade.

A Declaração Ministerial ainda enfoca os parâmetros a serem discutidos na cúpula de líderes do G20 em novembro, com destaque para a necessidade de fortalecer a cooperação multilateral na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além do engajamento das comunidades na transição para garantir um futuro energético justo e sustentável. Em breve, acesse a Declaração Ministerial para mais detalhes.

Para informações à imprensa, entre em contato através do e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade