O Brasil comemorou a autorização do governo da Costa Rica para a exportação de equinos vivos para o país. Essa nova oportunidade de comércio deve fortalecer as relações comerciais entre as duas nações, demonstrando a confiança internacional no sistema de controle sanitário brasileiro.
A Costa Rica é um importante destino para os produtos agrícolas brasileiros, destacando-se cereais, farinhas, produtos florestais e do complexo soja. Em 2023, as exportações agrícolas do Brasil para a Costa Rica totalizaram US$ 272 milhões, alcançando US$ 153 milhões apenas no primeiro semestre de 2024.
Além da exportação de equinos vivos, o Brasil também conquistou a abertura do mercado costa-riquenho para a exportação de produtos à base de células-tronco mesenquimais de cães, gatos e equinos, com finalidades terapêuticas.
Com essa conquista, o setor agropecuário brasileiro alcança a marca de 86 novas aberturas de mercado em 2024, totalizando 164 aberturas em 54 países desde o início de 2023. O sucesso dessas negociações é resultado do trabalho em conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Para mais informações, a imprensa pode contatar o Ministério da Agricultura através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária