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Exportações do agronegócio atingem US$ 11,24 bi em fevereiro de 2025, segundo Ministério da Agricultura

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Em fevereiro de 2025, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US $ 11,24 bilhões, registrando uma queda de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com a redução das exportações de alguns produtos tradicionais, como o complexo soja, o setor demonstrou sua capacidade de diversificação ao expandir a presença de outros produtos nos mercados internacionais.

Destacam-se, por exemplo, as exportações de óleos essenciais de laranja, que atingiram US $ 37,1 milhões nos primeiros dois meses de 2025, representando um aumento de 14,9% e crescimento expressivo em mercados como União Europeia e China. Da mesma forma, a pimenta piper seca teve resultados relevantes, com exportações de US $ 49,2 milhões e um crescimento de 146,6%, mostrando o interesse internacional por produtos diferenciados e de alto valor agregado. As sementes oleaginosas, especialmente o gergelim, também tiveram um desempenho significativo, registrando US $ 33,7 milhões em exportações, com crescimento de 213,8% e abertura de novas oportunidades comerciais em mercados da Ásia e do Oriente Médio.

O setor de sucos também apresentou avanços significativos, com um aumento de 77,8% em mercados exigentes. Produtos como o melão, que alcançaram US $ 29,6 milhões em exportações, destacam o potencial das frutas brasileiras nos mercados internacionais.

A diversificação das exportações e a conquista de novos mercados, aliadas à manutenção ou ampliação da oferta interna de produtos, contribuem significativamente para o fortalecimento da economia brasileira. Esses avanços impulsionam a criação de empregos, renda em diversos setores produtivos, entrada de divisas, diversificação dos parceiros comerciais e redução dos riscos econômicos. Além disso, promovem a valorização dos produtos brasileiros, incentivam investimentos em inovação e sustentabilidade, e consolidam relações comerciais estratégicas a nível internacional.

Os resultados alcançados refletem o esforço conjunto dos setores público e privado, com foco na abertura de mercados, segurança sanitária e promoção comercial.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

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