Na última semana, o Brasil participou da 14ª Reunião de ministros da Agricultura do BRICS, onde o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Julio Ramos, apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas. O BRICS expandido, agora composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito e Etiópia, buscando fortalecer a cooperação econômica, política e cultural entre seus países.
Durante o encontro em Moscou, Julio Ramos enfatizou a importância da agricultura sustentável para a segurança alimentar global, destacando a influência da ciência, inovação e tecnologia na transformação da agricultura brasileira. Ele também mencionou iniciativas como o Plano ABC e o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, destinados a recuperar áreas agricultáveis sem desmatamento.
Na sessão sobre comércio de grãos, o secretário-adjunto defendeu um sistema multilateral de comércio justo e eficiente, sem barreiras tarifárias e não-tarifárias, reforçando a importância da OMC para promover um comércio de grãos que beneficie todas as nações, especialmente as mais vulneráveis. O compromisso do Brasil em colaborar com os BRICS em iniciativas de comércio equitativas e sustentáveis também foi ressaltado.
A declaração conjunta dos ministros ao final do evento destacou a necessidade de aumentar a produtividade agrícola e promover o desenvolvimento rural, especialmente para grupos vulneráveis, enfatizando a importância de fortalecer o comércio agrícola para alcançar o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar. Comprometeram-se a promover um sistema de comércio multilateral justo e transparente, evitar barreiras ao comércio injustificadas e promover a cooperação agrícola entre os países membros.
Além disso, durante sua estadia em Moscou, Julio Ramos participou de uma reunião com o vice-ministro de Agricultura da Rússia, Sergei Levin, onde foram discutidas pautas sanitárias e o potencial para aumentar parcerias e cooperação. A missão do Mapa contou ainda com a participação do Diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira, e do adido agrícola na Rússia, Marco Túlio Santiago.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária