Desde 2023, o Programa de Distribuição de Alevinos de Tilápia do Nilo tem se destacado em Alagoas, beneficiando 91 municípios e mais de 3 mil famílias. Com a meta de promover a segurança alimentar e nutricional, a iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) se concentra em agricultores familiares, comunidades quilombolas e assentamentos da reforma agrária que enfrentam situações de vulnerabilidade social.
A entrega de alevinos — um total de 2,3 milhões entre 2023 e julho de 2025 — é um elemento crucial para estimular a produção local, proporcionando alimentos ricos em nutrientes e fortalecendo a economia nas regiões rurais. Este programa é parte das ações do Alagoas Sem Fome, uma política pública que une diferentes setores do governo para combater a insegurança alimentar em áreas mais necessitadas.
Segundo a secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, “as políticas como essa são essenciais para apoiar as famílias do campo, especialmente em municípios pequenos, onde a agricultura é vital para a geração de emprego e renda.”
Cada produtor pode produz um aproximado de 475 kg de peixe por ano, assegurando acesso a alimentos saudáveis para suas famílias. As entregas dos alevinos são feitas na Estação de Piscicultura do Xingó, em Piranhas. Para participar, os interessados devem enviar um ofício para o e-mail protocoloseagri@gmail.com, onde suas informações serão avaliadas. Após a validação, os beneficiários recebem cerca de 1.000 alevinos, podendo utilizar a produção tanto para consumo próprio quanto para venda do excedente.
Esse programa não só ajuda a garantir alimentos de qualidade, mas também representa um passo significativo na luta contra a fome no estado, refletindo um compromisso com o bem-estar das comunidades rurais.