Entre os dias 16 e 18 de junho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou do evento de encerramento do programa AL-INVEST Verde, realizado no SQUARE Brussels Meeting Centre, em Bruxelas, Bélgica. Este programa, financiado com um orçamento significativo de € 47,5 milhões pela União Europeia, teve como foco ações voltadas para o crescimento sustentável, o fortalecimento institucional e o comércio verde em 15 países da América Latina e do Caribe, estabelecendo-se como uma plataforma importante de cooperação em sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Durante a sessão de abertura, a assessora especial do Mapa, Sibelle Andrade, destacou a relevância do Brasil como potência agroalimentar e ambiental. Em sua apresentação, foram discutidas diversas políticas públicas que promovem a sustentabilidade na agropecuária brasileira, incluindo o Plano ABC+, RenovaBio, Zoneamento Agrícola de Risco Climático e a plataforma Agro Brasil + Sustentável. Além disso, a representante mencionou como o Acordo Mercosul-União Europeia oferece oportunidades para o avanço em áreas como bioeconomia, bioinsumos e indicações geográficas.
No âmbito do VII Diálogo Agroalimentar União Europeia–América Latina e Caribe, que também contou com a presença de autoridades da Comissão Europeia e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Sibelle enfatizou a importância estratégica da América Latina e do Caribe para a segurança alimentar global. Ela ressaltou a contribuição da região para a saúde ambiental do planeta, destacando seu papel como principal exportadora de alimentos e detentora de uma grande parte da biodiversidade e recursos hídricos do mundo.
Este encontro reuniu diversas autoridades, representantes de governos, organismos internacionais e do setor privado, com o objetivo de discutir os desafios e oportunidades presentes na transição para cadeias agroalimentares mais sustentáveis. A presença do Brasil reafirmou seu compromisso com agendas voltadas à segurança alimentar e ao comércio internacional.
Outro aspecto relevante do programa foi a participação de Bruno Meireles Leite, coordenador-geral de Produção Animal do Mapa, que discutiu políticas de sustentabilidade no contexto brasileiro. Ele destacou práticas de pecuária sustentável, como os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e iniciativas que promovem a rastreabilidade e transparência nas cadeias produtivas.
Além das atividades do evento, representantes do Mapa também participaram de reuniões de alto nível promovidas pelo IICA e pela Comissão Europeia, abordando temas críticos como agricultura sustentável, inovação e cooperação técnica.
Em resumo, a participação brasileira em Bruxelas evidenciou o compromisso com a cooperação internacional, consolidando parcerias estratégicas que visam promover uma agricultura mais sustentável e resiliente, além de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável na América Latina e no Caribe.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária













