logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Banco do Nordeste Apresenta Padrões Sustentáveis em Conferência Global na COP30

COMPARTILHE

Durante um importante evento realizado em Belém (PA) no dia 10 de novembro de 2025, o gerente executivo do Ambiente de Políticas Sustentáveis do Banco do Nordeste, Kleber de Oliveira, marcou presença em um painel significativo. Este painel, intitulado “Catalisando Investimentos para Infraestrutura Sustentável por meio dos Bancos Públicos de Desenvolvimento (PDBs): Como os Padrões e Standards Podem Desbloquear o Capital Público e Privado”, fez parte da programação da COP30.

O debate foi uma plataforma de troca de ideias entre representantes de diversas instituições financeiras de desenvolvimento, com o objetivo de analisar como os padrões de sustentabilidade adotados em nível internacional podem servir de incentivo para investimentos no setor de infraestrutura verde. O enfoque foi dado às possibilidades de alinhar investimentos públicos e privados com os rigores desses padrões, promovendo assim um desenvolvimento mais equilibrado e ambientalmente consciente.

Kleber de Oliveira ressaltou a determinação do Banco do Nordeste em adotar critérios sustentáveis como parte fundamental na preparação e financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento regional. Ele destacou, ainda, o papel ativo da instituição na estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), utilizando o Escritório de Projetos de PPPs e concessões para fomentar colaborações que visem a sustentabilidade.

O compromisso do Banco do Nordeste reflete uma tendência crescente entre os bancos de desenvolvimento de integrar práticas sustentáveis em suas operações, buscando não apenas o retorno financeiro, mas também o impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades. Ao incorporar esses critérios em suas políticas, o banco não apenas promove a sustentabilidade, mas também oferece um modelo exemplar para outros seguirem.

Este evento na COP30 destacou a importância de unir esforços para mobilizar capital de forma sustentável, um passo essencial para assegurar a construção de um futuro mais verde e equilibrado. A participação ativa de instituições financeiras como o Banco do Nordeste demonstra um comprometimento concreto com essa causa global. Essas discussões são cruciais à medida que setores públicos e privados buscam convergir em prol de um crescimento econômico que respeite e preserve o meio ambiente.

Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade