Em um evento que promete marcar a história do esporte feminino na região, a 1ª edição da Copa Rainha Marta Nordeste será inaugurada nesta terça-feira, 4 de novembro, no icônico Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas. Com uma organização promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em colaboração com o Consórcio Nordeste, a competição reunirá as seleções de todos os nove estados nordestinos.
A competição, que acontece entre os dias 4 e 8 de novembro, foi planejada para celebrar e promover o futebol feminino amador, um segmento que tem ganhado cada vez mais atenção e respeito, refletindo a crescente relevância das mulheres no esporte. À medida que as delegações começam a chegar na capital alagoana, o ambiente aguarda a chegada dos atletas que estarão confortavelmente hospedados em alojamentos do Trapichão e em diversos hotéis da cidade.
Os aficionados por esportes poderão conferir a competição em tempo real, já que haverá transmissão ao vivo pelo canal da Selaj no YouTube. Além disso, a Organização Arnon de Mello (OAM) cuidará da cobertura completa, que será veiculada em suas plataformas, incluindo televisão, rádio, site e jornal.
A programação da primeira rodada contará com três emocionantes partidas. O dia inaugural verá Piauí enfrentar Paraíba às 9h, seguido por Maranhão e Bahia às 15h. Para fechar a estreia, Alagoas jogará contra Pernambuco às 19h, em uma solenidade que marcará a abertura oficial do evento.
Os jogos da fase de grupos prosseguirão até quinta-feira, com as semifinais agendadas para sexta, e a tão aguardada final será realizada no sábado, 8, a partir das 15h, novamente no Estádio Rei Pelé.
Além do torneio, a Selaj terá um espaço na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorrerá no dia 6 de novembro, entre 10h e 15h. Neste estande, os visitantes poderão apreciar a taça da Copa Rainha Marta Nordeste, além de conhecer o Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa, popularmente conhecido como Dida, e participar de um quiz interativo sobre esportes.
Lydia Pollyana, secretária da Selaj, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte feminino na região, afirmando que esta é uma “grande semana” para o futebol feminino nordestino. A secretária enfatizou a felicidade de poder realizar o evento em parceria com o Consórcio Nordeste, ressaltando que a Copa Rainha Marta Nordeste representa um passo significativo para o reconhecimento das atletas e a promoção do esporte entre as diversas culturas e áreas de educação.
Com informações e fotos da Selaj/AL













