A imagem clássica do Engenheiro Civil, cercado por pranchetas e tabelas, está sendo substituída por uma nova realidade, onde programação e Inteligência Artificial (IA) são essenciais. Na construção 4.0, esses conhecimentos são indispensáveis para inovar e liderar no mercado. O Centro Universitário Cesmac já integra essas práticas em sua matriz curricular de Engenharia Civil.
Um exemplo é o projeto do aluno Matheus Fyllipe Barbosa Oliveira, do 2º período do curso, que desenvolveu um sistema em Python para auxiliar cálculos de obras, como volume, área e custo. Esse projeto conecta a teoria aprendida em sala às demandas reais de um canteiro de obras, antecipando os desafios da profissão.
Matheus ressaltou que a experiência permitiu unir teoria e prática, consolidando a metodologia do curso que visa transformar o conhecimento em uma ferramenta dinâmica. A programação passa a ser um motor para soluções práticas, automatizando tarefas e minimizando erros manuais.
A didática para ensinar programação é moderna e acessível. O uso de ferramentas como Google Colab e ChatGPT facilita o aprendizado, permitindo que os alunos debugem problemas e otimizem códigos. Essa abordagem inovadora demonstra como a educação pode evoluir, integrando recursos contemporâneos para preparar os alunos.
O sistema criado por Matheus também contempla cálculos de terraplenagem, pavimentação e estimativas de materiais e custos, funções cruciais para o planejamento de qualquer projeto. Com essa ferramenta, engenheiros podem simular cenários e obter estimativas de maneira ágil e precisa.
O professor Dr. Matheus Barbosa Moreira Cedrim, responsável pela disciplina de Programação, afirma que o objetivo é formar Engenheiros Civis que saibam como a programação potencializa suas habilidades técnicas e analíticas. O desenvolvimento de um sistema não é apenas codificação; é uma solução prática para desafios de engenharia reais. A IA, nesse contexto, atua como uma aliada, ampliando a capacidade de raciocínio do aluno.
Matheus sintetiza a importância da programação: “O trabalho evidenciou a programação como um suporte técnico e analítico na Engenharia”. O projeto ilustra que a programação é um “assistente digital” que permite ao engenheiro focar em tarefas complexas e decisões estratégicas.
Este projeto é apenas um exemplo do potencial da IA em Engenharia Civil. Ele indica que o futuro da profissão será escrito não apenas em projetos, mas também em algoritmos inteligentes. Ao integrar Programação e IA na graduações, o Centro Universitário Cesmac posiciona seus alunos na vanguarda do setor, preparando-os para liderar a transformação digital na Construção Civil.
Com informações e fotos do CESMAC