O Centro Universitário Cesmac reafirma seu compromisso com a valorização da vida e a saúde mental por meio do Programa de Saúde Mental, que se desenvolve ao longo do ano em integração com graduação, apoio ao discente, extensão e formações especializadas. Em setembro, as atividades são intensificadas em apoio à campanha nacional Setembro Amarelo.
Nesta terça-feira (23), às 15h, ocorrerá a roda de conversa “Transformando Silêncios em Diálogo: o poder do afeto”, no Complexo de Inovação Pedagógica, focada em gestores acadêmicos. O encontro abordará a escuta ativa, empatia e acolhimento, fundamentais para um ambiente acadêmico saudável. Participarão a psiquiatra Dra. Louise Rocha e o psicólogo Dr. Leonardo Tenório, além de dinâmicas de autoconhecimento, como a Roda da Vida.
De acordo com a professora Fabiana Aires Suruagy, coordenadora do Centro de Inovação Pedagógica e Formativa Cesmac, a proposta visa fortalecer uma cultura institucional que valoriza diálogo, afeto e inclusão: “Queremos que gestores, professores, alunos e colaboradores se sintam parte de uma comunidade que promove a vida e a equidade”, destacou.
O Programa de Saúde Mental abrange diversas atividades: a graduação integra discussões em sala de aula, o Apoio ao Discente realiza campanhas de sensibilização e a Extensão promove eventos formativos. Um dos destaques deste mês é o tradicional Abraço Amarelo, no dia 30 de setembro, quando toda a comunidade acadêmica será convidada a vestir amarelo e participar de um gesto coletivo simbólico.
Mais do que uma campanha isolada, essa iniciativa reflete o compromisso contínuo do Cesmac com a saúde mental, criando um ambiente acadêmico mais humano, inclusivo e solidário.
Com informações e fotos do CESMAC