As inscrições para a Olimpíada Alagoana de Ciências, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em colaboração com o Governo do Estado, estão abertas até o dia 22 de agosto. O evento é voltado para estudantes de 12 a 16 anos, tanto das redes pública quanto privada de ensino, e as inscrições podem ser realizadas pelo site oac.al.gov.br.
Os cinco alunos que se destacarem nas quatro fases da competição ganharão uma viagem ao SigmaCamp, em São Paulo. Lá, participarão de uma semana repleta de atividades interativas e científicas, abordando temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) com a orientação de professores internacionais. Essa experiência será custeada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
Serão 300 medalhas distribuídas, divididas em duas categorias: 150 para alunos de 12 e 13 anos e 150 para aqueles de 14 a 16 anos. Além de premiar os melhores, a Olimpíada também é uma porta de entrada para o SigmaFestival, que ocorrerá em Maceió em janeiro de 2026, expandindo as oportunidades de aprendizado para estudantes da região.
Vale ressaltar que as apresentações no Brasil serão bilíngues ou legendadas, não sendo necessário ter fluência em inglês para participar. A competição promete não apenas estimular o interesse pela ciência, mas também promover a troca cultural e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro dos jovens alagoanos.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.