logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cordel Alagoano Inova com Acessibilidade e Tradição para Conquistar Novos Leitores

COMPARTILHE

O cordel, uma forma de literatura que pulsa forte na cultura nordestina, ganha uma nova dimensão com o lançamento da obra “Caminhos de Ferro, Areia e Cobre: Um Legado de Amor e Fé no Coração do Agreste”, escrita pelo alagoano Marcus Vinicius Peixoto da Silva, oriundo de Arapiraca. Este projeto foi viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, uma iniciativa do Governo Federal que visa apoiar a cultura, e contou com a operacionalização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Publicada pela ESG e Tal Ltda., essa nova obra é composta por 30 estrofes em septilhas com metricas de redondilhas maiores. Ela leva os leitores a uma viagem através de lugares marcantes como Mariana, em Minas Gerais, São Paulo e até a distante Mongólia, antes de retornar ao semiárido nordestino onde as raízes da cultura cordelista se firmam. Os temas abordados por Marcus Vinicius envolvem fé, identidade e resiliência, além de celebrarem o valor da memória.

O diferencial desta publicação reside no compromisso com a inclusão. Com mais de 30 xilogravuras, o cordel é oferecido em formatos impressos e digitais interativos, acessíveis até mesmo por dispositivos móveis. O objetivo é alcançar um público diversificado, com especial atenção para pessoas com deficiência visual e auditiva, além de jovens em situação de vulnerabilidade social. O autor enfatiza a importância de proporcionar acesso à literatura para todos: “Levar histórias a quem tem dificuldades para enxergar ou ouvir, ou àqueles que ainda não desenvolveram o hábito da leitura, é um dever de todos nós”, ressalta.

Além disso, Marcus reforça a relevância de interagir com estudantes e educadores para estrangular a cultura, mas também aponta que é necessário inovar na maneira como engajamos crianças e jovens, incentivando-os a se tornarem defensores da melhoria da qualidade de vida de grupos vulneráveis.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, compartilha a celebração desse projeto, ressaltando como a tradição da literatura de cordel pode se reinventar para engajar ainda mais leitores e contribuir significativamente para a formação cultural do estado. Para aqueles que desejam explorar essa nova obra, ela já está disponível para download gratuito em uma plataforma dedicada, facilitando ainda mais seu acesso.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade