Sala de Recursos Potencializa Talentos de Alunos com Necessidades Especiais
Maria Eduarda, uma aluna de 12 anos da Escola Municipal Maria de Lourdes Bezerra Nunes, no bairro Mangabeiras, se destaca por suas habilidades artísticas. Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades em arte, Duda, como é carinhosamente chamada, encontrou na Sala de Recursos um espaço acolhedor que favorece sua criatividade.
Com o auxílio de materiais como massa de modelar e biscuit, Maria Eduarda cria peças artísticas que vão desde bonecos articulados até miniaturas elaboradas. Sua professora, Kledja Torres, elogia o talento inato da aluna e destaca a importância do apoio pedagógico que estimula suas habilidades manuais.
O talento de Duda foi inicialmente identificado aos 6 anos, quando sua mãe, Maria das Graças, notou seu dom para o desenho. Desde então, o incentivo familiar tem sido crucial para o desenvolvimento de sua criatividade. A Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação realiza um trabalho metódico na identificação de alunos com altas habilidades, aplicando fichas de observação junto a professores e colegas.
As experiências de Duda na Sala de Recursos são fundamentais para garantir que seu talento continue a florescer. A técnica Tânia Vasconcelos destaca que é essencial manter o estímulo, pois a falta de incentivo pode levar ao desinteresse. Para isso, a abordagem educacional se baseia em três pilares: criatividade, alto desempenho e envolvimento nas atividades.
Além do acompanhamento individual, escolas promovem feiras e exposições para valorizar os alunos talentosos. A participação ativa da família e a observação atenta por parte da escola garantem um ambiente propício para o desenvolvimento dessas crianças.
A professora Kledja ressalta que o espaço da Sala de Recursos possibilita um trabalho mais atento com cada aluno, permitindo que suas habilidades sejam reconhecidas e desenvolvidas. No caso de Maria Eduarda, o contínuo estímulo tem levado a avanços significativos em seu trabalho artístico, evidenciando seu potencial como uma artista em ascensão.