Macas ginecológicas adaptáveis para pessoas com deficiência estão sendo disponibilizadas em quatro Unidades de Saúde da Secretaria de Saúde de Maceió. Essa iniciativa inclusiva teve início em fevereiro do ano passado e tem o objetivo de oferecer acessibilidade e adaptabilidade na realização de citologias e consultas de ginecologia para mulheres com dificuldades de mobilidade.
Maceió se destaca como o primeiro município a utilizar esse tipo de equipamento adaptável, demonstrando um compromisso com a inclusão e o atendimento a diferentes públicos. A disponibilidade das macas ginecológicas adaptáveis visa garantir que todas as mulheres tenham acesso aos cuidados de saúde necessários, independentemente de suas limitações físicas.
Segundo Suzangela Mendonça, coordenadora técnica do Programa de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, os serviços foram ampliados para melhor atender o público feminino com deficiência. Inicialmente oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, localizada no bairro Santa Amélia, o atendimento foi expandido para o Pam Salgadinho (Poço), bloco C, na URS Antônio de Pádua (Petrópolis) e na URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes).
O acesso a esses serviços acontece por meio de buscas ativas realizadas pelos profissionais de saúde nas comunidades atendidas pelas unidades de saúde que possuem as macas adaptáveis. Os médicos e enfermeiros fazem encaminhamentos para a realização de exames, que são agendados na própria unidade.
Nos casos em que é identificada a necessidade de utilizar a maca ginecológica adaptável em unidades que ainda não possuem o equipamento, os profissionais encaminham as pacientes para as unidades que dispõem do recurso. Dessa forma, a diretoria do posto de saúde entra em contato com as unidades que possuem as macas para agendar o procedimento ginecológico das usuárias.
Essa iniciativa da Secretaria de Saúde de Maceió reafirma o compromisso do município com a inclusão e a garantia do acesso à saúde para todas as mulheres, contribuindo para a promoção da igualdade e da dignidade no atendimento médico. A disponibilização de macas ginecológicas adaptáveis em unidades de saúde é um passo importante rumo a um sistema de saúde mais inclusivo e acessível a todas as pessoas.