logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Tecnologia inovadora aumenta produtividade de milho em 287% pós-colheita da soja no Tocantins.

COMPARTILHE

Em um experimento realizado, o Sistema Antecipe apresentou resultados promissores, registrando um aumento significativo no número de espigas e na produtividade de grãos de milho. Comparado ao milho convencional pós-soja, na segunda safra no Tocantins, o Sistema Antecipe obteve uma produtividade 287% maior, alcançando uma média de 3.062 quilos por hectare, com o uso da tecnologia desenvolvida pela Embrapa.

Essa técnica inovadora, conhecida como Antecipe, preconiza o cultivo intercalar de milho antes da colheita da soja, o que otimiza o calendário agrícola ao permitir o plantio do milho safrinha até 20 dias antes da colheita da soja. Isso reduz os riscos de perdas por condições climáticas desfavoráveis, típicas do verão, além de eliminar a necessidade de dessecação da soja para antecipar a colheita, trazendo benefícios operacionais, econômicos e ambientais para o produtor.

Com resultados positivos em oito estados brasileiros, o Antecipe se mostrou eficaz em aumentar a produtividade do milho na segunda safra. Ao antecipar o plantio do milho, a técnica permite aproveitar melhor as condições climáticas favoráveis e aumenta a rentabilidade da cultura. Além disso, a tecnologia possibilita o uso de cultivares de soja de ciclo mais longo e maior potencial produtivo sem prejudicar o desempenho do milho.

O cultivo intercalar proporciona ainda a oportunidade de implantar o milho safrinha em áreas antes consideradas inviáveis, ampliando o potencial agrícola e contribuindo para a sustentabilidade do sistema produtivo. A colheita da soja é feita sem prejudicar as plantas da cultura sucessora, o que possibilita a produção de grãos, silagem ou o ganho de peso na pecuária.

O Antecipe, lançado em 2020, combina um método inovador de cultivo com uma semeadora-adubadora patenteada pela Embrapa, permitindo o plantio do milho nas entrelinhas da soja. Com a antecipação do plantio, é possível promover incrementos significativos na produtividade, beneficiando os pequenos e médios produtores ao oferecer maior competitividade e redução de riscos.

A viabilização do Antecipe exigiu o desenvolvimento de um novo equipamento, a semeadora-adubadora, que realiza as operações tradicionais de plantio convencional e foi testada em condições reais de produção durante a safra 2020/2021. A tecnologia, que está disponível para acesso no site da Embrapa, tem o potencial de transformar a produção de grãos, tornando o Brasil uma referência em sustentabilidade na produção de alimentos para o mundo.

Com informações da Embrapa
Fotos: Foto: Guiljherme Viana / Embrapa

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade