Maceió está democratizando a educação por meio de ações inéditas que estão ajudando milhares de alunos alagoanos. A cidade abriu espaço para a participação de estudantes de escolas públicas em iniciativas como os preparatórios Pré-Enem e Pré-Ifal, assim como o programa Se Liga no Ideb!
Nos últimos quatro anos, durante a gestão do prefeito JHC, a educação pública em Maceió se tornou mais acessível e democrática, beneficiando não apenas os alunos da rede municipal, mas de todo o estado, além dos profissionais da área. Ações como formaturas unificadas, pré-vestibulares gratuitos, jornadas pedagógicas e reativação dos grêmios estudantis contribuíram para o fortalecimento da educação de qualidade na capital alagoana.
Em 2023, a Prefeitura realizou os pré-vestibulares Pré-Enem Educar é Massa e Pré-Ifal de forma gratuita, atraindo milhares de alunos de diversas regiões do estado. No ano seguinte, a iniciativa se repetiu, beneficiando centenas de estudantes.
Além disso, a gestão do prefeito JHC promoveu a primeira Formatura Unificada para os alunos do 9º ano da rede municipal e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), contemplando 1.148 formandos. A Semed também inovou na Bienal do Livro de Alagoas, distribuindo vales-livro para estudantes e professores, além de lançar a campanha Se Liga no Ideb!, preparando mais de 7.000 alunos para a avaliação nacional.
Paralelamente, a Semed realizou a reativação dos grêmios estudantis, com a eleição de mais de 150 estudantes, e a Jornada Pedagógica, focada no desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Essas ações refletem o compromisso da prefeitura de Maceió em promover uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos os cidadãos.