logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo realizam passeata em defesa da arborização urbana em Maceió

COMPARTILHE

Um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está organizando uma intervenção urbana na cidade de Maceió. A ação, que será realizada nesta quarta-feira (6), consiste em uma passeata com concentração próxima ao riacho Águas Férreas, no bairro Cruz das Almas. A partir das 9h, os estudantes planejam percorrer o acostamento da avenida Gustavo Paiva carregando maquetes de árvores.

De acordo com Pedro Pedrosa, um dos organizadores do evento, a iniciativa tem como objetivo alertar para a falta de arborização na cidade. Pedro destaca que Maceió é uma cidade extremamente quente e com pouca presença de árvores, o que contribui para o aumento do uso de veículos individuais nas ruas e desencoraja as pessoas de caminhar, andar de bicicleta e usufruir do espaço público.

Os estudantes pretendem sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da arborização urbana, como o isolamento acústico proporcionado pela absorção do som pelas árvores, a regulação térmica devido à sombra e a redução da poluição do ar pelo sequestro de dióxido de carbono e liberação de oxigênio.

A “Passeata de Árvores” é uma manifestação liderada por jovens estudantes e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL) preocupados com a escassa cobertura verde nas ruas de Maceió. Além da falta de árvores, a precariedade das calçadas, a falta de acessibilidade e a poluição visual causada pela fiação aérea também são questões levantadas pelos estudantes.

Para simbolizar a importância das árvores na cidade, o grupo confeccionou representações de árvores utilizando guarda-chuvas e tecidos que imitam folhagens. O local escolhido para a concentração da manifestação, o riacho Águas Férreas, foi destacado pela situação de degradação em que se encontra, transformado em um canal de esgoto a céu aberto. Os estudantes buscam denunciar a falta de saneamento básico e a negligência em relação ao meio ambiente na cidade.

Em suma, a iniciativa dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFAL busca promover a conscientização e a mobilização em prol de uma cidade mais arborizada, sustentável e inclusiva para todos os cidadãos. A ação pretende inspirar mudanças e gerar reflexões sobre a importância da natureza no ambiente urbano.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade