O Festival de Música de Penedo (Femupe) está oficialmente aberto a partir de hoje, dia 24 de outubro. O evento, um dos principais do Nordeste, promete três dias repletos de atividades artísticas, culturais e acadêmicas, com a presença de atrações nacionais e internacionais, além de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, Portugal e Moçambique. As festividades irão movimentar prédios, escolas e ruas da encantadora cidade histórica às margens do Rio São Francisco.
A abertura oficial acontecerá às 19h no Teatro Sete de Setembro, com destaque para a apresentação do Samuel Pompeo Quinteto, de São Paulo. E o melhor de tudo é que todas as atrações são gratuitas e contarão com tradução em Libras, tornando o evento ainda mais inclusivo.
Fruto da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e diversos colaboradores, a grande festa terá início às 18h, com a Filarmônica Sociedade Musical Penedense recepcionando os convidados no hall do teatro. O reitor Josealdo Tonholo e o coordenador-geral do Femupe, professor Marcos Moreira, serão os responsáveis por dar as boas-vindas aos presentes na 15ª edição do Festival.
A programação do evento contará com 15 atrações artísticas, dez filarmônicas, mais de 20 cursos de instrumentos musicais e disciplinas teóricas, além de oficinas, workshops e palestras com pesquisadores renomados. Todos os eventos são gratuitos e abertos a diversos públicos, com o intuito de promover a troca de conhecimento e a formação de jovens interessados em música.
Além das atividades artísticas, o Femupe também terá uma programação acadêmica nos dias 25 e 26, com conferências, fóruns e lançamentos de e-books. O evento é realizado pela Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com a Prefeitura de Penedo, Sesc-AL, Sociedade Montepio dos Artistas e outros patrocinadores.
Para mais informações sobre o Femupe e acompanhar a programação do Festival, acesse o site oficial e siga as redes sociais do evento. O Festival de Música de Penedo promete ser uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os participantes e amantes da música.
Com informações e fotos da UFAL