A 3ª edição da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) teve início nesta quarta-feira (16) e seguirá até a próxima terça-feira (22) nos campi A.C. Simões, localizados em Maceió, Arapiraca e no Sertão. Com o tema central “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros”, a programação deste ano promete abordar questões relevantes e atuais.
Ainda é possível se inscrever para participar do evento, tanto pelo cadastro online disponível no site oficial, quanto nos dias em que o evento estiver ocorrendo. Vale ressaltar que as palestras têm vagas limitadas, sendo apenas 50 lugares disponíveis em cada uma. Para aqueles que já estão inscritos, é possível conferir a programação completa das atividades no site, incluindo detalhes sobre a abertura e o encerramento do evento.
Estudantes e professores da educação básica e superior, pesquisadores, empreendedores e a população em geral terão a oportunidade de participar e acompanhar discussões sobre temas variados, como inteligência artificial na educação, uso racional de medicamentos, agrotóxicos, iniciação científica e vida universitária, entre outros assuntos de relevância.
A conferência de abertura ocorreu nesta quarta-feira (16) de manhã, no auditório da Reitoria, com o tema “A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em projetos locais: desafios e perspectivas”, ministrada por Carina Giunco, diretora do Instituto Selo Social e Membro da Comissão Nacional dos ODS. O evento contou com uma apresentação cultural de Vanilson Coelho no sax, seguida pela formação da mesa de honra, lançamento da música-tema da Sinpete, homenagem ao Dia do Professor e reconhecimento a divulgadores das ciências na educação básica.
Em Arapiraca, a abertura contou com a participação da banda da Polícia Militar, do grupo Alagoart e exposições de diversos artistas e profissionais. Em Delmiro Gouveia, a abertura está agendada para quinta-feira (17), no auditório Graciliano Ramos, com apresentações culturais e uma palestra com Júlia Quintaneiro, abordando o tema “Mochilando pelo país e mostrando a ciência brasileira”.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre concomitantemente com a Sinpete, tornando o evento ainda mais abrangente e diversificado. A Sinpete se destaca como um evento de disseminação e popularização da ciência, promovendo a interação entre universidade e escola, e oferecendo atividades para diversos públicos interessados no tema.
Portanto, a Sinpete se apresenta como uma oportunidade única para a comunidade acadêmica e a população em geral se envolver e debater questões relevantes relacionadas à pesquisa, tecnologia e inovação na educação básica, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e sustentável da região e do país como um todo.
Com informações e fotos da UFAL