Na próxima semana, nos dias 10 e 11 de outubro, a Comissão Pró-Associação de Pós-Graduandos (APG) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará seu primeiro seminário. O evento está agendado para o dia 10, às 14 horas, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no campus A. C. Simões, em Maceió, e no dia 11 de forma virtual.
O objetivo do seminário é promover discussões sobre os direitos dos pós-graduandos da Ufal, alinhando-se com as pautas do Movimento Estudantil da pós-graduação nacional. Dentre os temas que serão abordados, destacam-se os direitos previdenciários, o reajuste e a ampliação das bolsas, a reafirmação das políticas de cotas e a busca por uma universidade mais plural e acolhedora, conforme informações divulgadas pela comissão.
Além disso, o seminário marcará a constituição da primeira Associação de Pós-Graduandos da Universidade. Por isso, a comissão incentiva a participação de todos os discentes de pós-graduação, a fim de enriquecer as discussões. As Associações de Pós-Graduandos (APGs) desempenham um papel fundamental no cenário acadêmico e científico, principalmente no Brasil, onde a formação de recursos humanos altamente qualificados é essencial para o desenvolvimento social e econômico. Essas associações, compostas por estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, são instrumentos cruciais para a defesa dos direitos e interesses da comunidade de pós-graduandos, assim como para a promoção de um ambiente acadêmico mais justo, democrático e inclusivo.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site do evento através do link fornecido. Também é possível entrar em contato pelo endereço de e-mail: apgufal@gmail.com. Não perca a oportunidade de participar desse importante evento acadêmico que visa fortalecer a comunidade de pós-graduandos da Ufal e contribuir para um ambiente de ensino superior mais justo e inclusivo.
Com informações e fotos da UFAL