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Seminário em Alagoas fortalece formação de professores de Educação Infantil através do projeto Leei.

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O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei) promovido por docentes do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/Ufal) deu início ao seu 2º seminário presencial para a formação continuada de professores de Educação Infantil em Alagoas. O evento, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, foi realizado no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e reuniu 170 educadores de todos os 102 municípios alagoanos.

A abertura do seminário contou com a presença de renomados representantes do cenário educacional, incluindo a professora Adriana Cavalcanti, coordenadora do Leei em Alagoas, o professor Jânio Nunes, vice-coordenador do projeto, o professor Antônio Daniel Martins Ribeiro, a professora Fabiana Rocha e a professora Valéria Suely Simões Barza. Todos destacaram a importância do evento para fortalecer a formação dos educadores, enfatizando a importância da formação continuada focada na oralidade, leitura e escrita para subsidiar os professores na promoção de práticas pedagógicas que enriqueçam a experiência das crianças com a cultura escrita.

Durante o primeiro dia do seminário, foram realizadas atividades culturais e formativas. Pela manhã, contadoras de histórias da Biblioteca Carlos Moliterno apresentaram uma performance de leitura refletindo sobre a importância da narrativa na educação infantil. Além disso, uma mesa redonda abordou a relação entre o brincar e o desenvolvimento da linguagem na infância, com a participação das formadoras estaduais.

No período da tarde, ocorreram apresentações sobre o programa por parte das assessoras estaduais e docentes da Ufal, seguidas da palestra “Musicalidade na Educação Infantil” ministrada pela professora Zilane Lima. Ao longo dos três dias do seminário, diversas atividades estão sendo desenvolvidas em colaboração com o Ministério da Educação, universidades públicas, Undime e Consed, visando o aprimoramento das competências dos educadores na fase da alfabetização.

O Projeto Leei faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estabelecido em 2023, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental. Liderado por professores da Ufal, o projeto representa um esforço conjunto para promover a linguagem escrita na infância e restaurar as aprendizagens afetadas pela pandemia. Em Alagoas, os professores Adriana Cavalcanti e Jânio Nunes lideram as atividades, com o apoio de assessores e formadores estaduais, desempenhando um papel fundamental na formação continuada dos professores participantes.

Com informações e fotos da UFAL

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