logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Setembro Amarelo: Crianças aprendem a lidar com emoções e participam de campanha preventiva.

COMPARTILHE

Setembro é o mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, um momento oportuno para refletir sobre a importância da saúde mental e o impacto que as questões emocionais podem ter na decisão de uma pessoa tirar a própria vida. Nesse contexto, a equipe de Serviço Social do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV) reconhece a relevância de abordar esse tema e decidiu envolver as crianças nas atividades relacionadas às suas emoções.

No início deste mês, as estagiárias do 6º período da Faculdade de Serviço Social (FSSo) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cínthia Costa Vieira e Janaína Floriano dos Santos, em colaboração com a assistente social Amanda Aquino Sousa, do CapTV, propuseram uma atividade lúdica e educativa na sala de atividades. O objetivo era ensinar às crianças a importância de reconhecer e expressar suas emoções, destacando os benefícios positivos que isso traz para a saúde mental.

A proposta envolveu uma abordagem sensível e adaptada à linguagem e compreensão infantil, com o intuito de explorar os diferentes tipos de emoções que as crianças podem sentir. Utilizando emojis e estimulando a interação, a atividade foi um sucesso, permitindo que as crianças compartilhassem suas percepções e refletissem sobre seus próprios sentimentos, bem como a percepção dos outros ao seu redor.

A assistente social Amanda Aquino destacou a importância da atividade, ressaltando que a capacidade de lidar e identificar as emoções desde cedo é essencial para enfrentar os desafios da vida e contribuir para uma sociedade mais saudável. Além disso, as estagiárias Janaína e Cínthia enfatizaram a necessidade de incluir as crianças em discussões sobre temas delicados, como o suicídio, pois, mesmo que não expressem verbalmente, elas têm uma compreensão profunda do que ocorre ao seu redor.

O projeto desenvolvido pelo CapTV visa promover a inclusão das crianças em questões sociais relevantes, como os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a conscientização sobre Pessoas com Deficiências Múltiplas. Todas essas ações visam a construção de uma sociedade mais empática e acolhedora, onde as crianças sejam agentes de mudança e compreensão, desde a mais tenra idade. O Colégio de Aplicação Telma Vitória, localizado em Maceió, tem se destacado por sua atuação consciente e engajada na promoção da saúde mental e do bem-estar infantil.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade