logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Museu de História Natural da UFAL oferece exposições interativas na Primavera dos Museus

COMPARTILHE

O Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN/Ufal) está se preparando para participar da Primavera dos Museus, um evento nacional que acontece de 23 a 29 de setembro em todo o Brasil. A iniciativa é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, em Alagoas, conta com a parceria do Governo do estado e do Sistema Alagoano de Museus.

Com o tema “Museus, Inclusão e Acessibilidade”, o MHN planejou uma série de atividades para atrair o público e promover a interação com o acervo do museu. Uma das atrações é a exposição “Toque a natureza”, que permite aos visitantes tocar em exemplares de animais vertebrados taxidermizados e plantas herborizadas. A exposição estará aberta de 23 a 27 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Além disso, o museu oferecerá outras atividades ao longo da semana. No dia 23, por exemplo, haverá um teatro de fantoches sobre artrópodes às 14h30, seguido pela atividade de recreação “Artrópode no Campo” às 15h, onde os visitantes terão a oportunidade de capturar e reconhecer artrópodes comuns em seu ambiente natural.

Nos dias 24 e 25 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, o MHN apresentará uma Mostra de Cultura Oceânica, além da exposição “Invertebrados” com diferentes grupos de invertebrados terrestres e aquáticos. No dia 24, às 11h, o museu lançará o Guia para Educadores, um documento com informações para os educadores que levam seus alunos do ensino básico para visitar o museu.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sendo que não é necessário fazer inscrição para grupos de até dez pessoas. Para grupos maiores, é necessário solicitar agendamento através do e-mail museologia@mhn.ufal.br.

A 18ª edição da Primavera dos Museus tem como objetivo incentivar a participação das comunidades e escolas no ambiente cultural, buscando aproximar os museus do público e criar novas formas de interação e aprendizado. O tema deste ano visa ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos, refletindo sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos em diversos aspectos. Para mais informações sobre a programação completa do evento, acesse a plataforma Visite Museus.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade