O Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Tema/Ufal) está participando do 14º Encontro Científico e Cultural de Alagoas (14º Enccult), apresentando suas experiências em prática de ensino em Matemática, bem como as pesquisas e atividades realizadas em sala de aula. Este evento está acontecendo em Arapiraca, de 24 a 27 de setembro, com o tema “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social”.
Com mais de 12 trabalhos aprovados, as pesquisas e experiências realizadas abrangem diversas áreas, como metodologia, formação de professores e prática de ensino em Matemática, todos orientados pelo professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves de Oliveira, juntamente com outros membros do Tema.
O Enccult é um evento que engloba diversas atividades em diferentes áreas, distribuídas em 12 Grupos de Trabalho (GT), incluindo conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Ao longo de 14 anos, o Enccult tem contribuído para promover discussões científicas interdisciplinares, reunindo pesquisadores de diversas instituições em níveis local, regional, nacional e internacional, conforme ressaltado pelo professor Carloney Alves.
O Encontro Científico e Cultural de Alagoas (Enccult) chega à sua 14ª edição em 2024, reunindo pesquisadores de diferentes instituições para debater questões científicas em diversos níveis. Organizado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o evento contará com conferências, mesas-redondas, palestras e minicursos. A palestra de abertura será realizada pelo economista Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abordando o tema “Construindo o Futuro: Desafios e Estratégias para o Brasil no Capitalismo Atual”. Esta palestra ocorrerá no Planetário de Arapiraca, às 15h.
Os trabalhos da Ufal aprovados no GT07 abordam diversas temáticas, como o uso de jogos e aplicativos, a utilização de recursos didáticos como o Ábaco, o ensino de frações e a exploração da discalculia, entre outros. Cada trabalho apresenta uma abordagem única e contribui para o avanço do ensino de Matemática e Ciências Exatas nos anos iniciais.
Com informações e fotos da UFAL