logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Estudante de Dança da Ufal apresenta pesquisa sobre ancestralidade afro-brasileira em seminário internacional.

COMPARTILHE

O estudante Jerônimo Silva, do curso de Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve a oportunidade de representar sua instituição no 5º Seminário Internacional Corpo e processos de criação nas artes da cena: Saberes da África, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento reuniu pesquisadores das Artes do Corpo, do Teatro, da Dança, da Performance, da Música e áreas correlatas com o intuito de discutir os saberes provenientes da cultura africana e como esses conhecimentos influenciam a produção científica brasileira na área de Artes, especialmente na região nordeste.

Na ocasião, Jerônimo apresentou sua pesquisa intitulada “Nós e amarrações: o saber ancestral em dançar Gustavo Leite”, que aborda a performance Mercado das Águas. Desenvolvida em parceria com a colega de turma Vitória Safi Lima, a pesquisa se originou dentro da disciplina Fundamentos da Cenografia, sob a orientação do professor Anderson Diego Almeida.

O foco do estudo está na relação entre a corporeidade dúbia, que transita entre o clássico e o popular, e os movimentos afro-ancestrais utilizados na construção do figurino pelos dançarinos. Segundo Jerônimo, a narrativa criada durante a pesquisa possibilitou a recriação de movimentos e a incorporação de referências afro diaspóricas.

O desafio proposto pelo professor Diego foi o pontapé inicial para a pesquisa, que concentra seus esforços no cenógrafo alagoano Gustavo Leite. A partir dessa temática, a pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Notas para um cenógrafo: Gustavo Leite e a Arte Alagoana”.

Gustavo Leite, conhecido por sua parceria com o Ballet Íris de Alagoas, tem sua obra fortemente ligada à dança, explorando a interseção entre a estética visual e o corpo. A apresentação do trabalho de Jerônimo e Vitória contribuiu para a disseminação do trabalho de Gustavo Leite entre pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, colocando Alagoas no mapa das artes do país.

Com informações e fotos da UFAL

1

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade