A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tornou pública uma relação dos estudantes que se encontram em situação de retenção, sendo convocados a apresentar os motivos que os levaram a essa condição. Essa medida se aplica aos bolsistas que obtiveram aprovação em menos de 50% das disciplinas cursadas no semestre anterior, aos que estão matriculados em disciplinas com carga horária total inferior a 100 horas, ou aos que estão matriculados apenas em disciplinas eletivas, mesmo já tendo cumprido a carga horária necessária.
Os estudantes convocados têm como prazo limite o dia 15 de setembro para responder a um questionário, através do link disponibilizado pela Proest. Aqueles que não responderem dentro do prazo estabelecido terão sua bolsa ou auxílio financeiro encerrados.
De acordo com a Proest, a aplicação dos questionários tem como objetivo identificar as razões da retenção dos estudantes beneficiários de bolsas e auxílios financeiros, visando evitar que o baixo desempenho acadêmico resulte na suspensão desses benefícios, ou até mesmo na desvinculação da Universidade.
A lista com os estudantes convocados pode ser consultada no site da Ufal. É importante que os alunos em situação de retenção cumpram o prazo estabelecido para o envio das justificativas, a fim de garantir a continuidade do suporte financeiro oferecido pela instituição.
Portanto, é fundamental que os estudantes convocados estejam cientes da importância de apresentar os motivos que justifiquem a sua situação de retenção e estejam atentos a todas as informações disponibilizadas pela Proest para garantir a manutenção de sua bolsa ou auxílio financeiro durante a sua trajetória acadêmica na Universidade Federal de Alagoas.
Com informações e fotos da UFAL