logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Professores da Ufal se destacam na 8ª edição das Jornadas Internacionais de HQ’s

COMPARTILHE

A participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no maior evento acadêmico da América Latina na área de História em Quadrinhos foi marcada pelos professores Amaro Braga e Jozefh Queiroz. Ambos representaram a instituição na 8ª edição das Jornadas Internacionais de HQ’s, realizadas de 20 a 23 de agosto na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Para o professor Amaro, essa participação foi fundamental para estabelecer contatos, compartilhar pesquisas e trazer resultados que podem contribuir para as atividades desenvolvidas na Ufal, incluindo disciplinas eletivas, projetos de extensão e pesquisas na graduação e pós-graduação. Ele destacou a importância do evento como um espaço de intercâmbio de conhecimento.

Além de integrar a comissão científica do evento, Amaro é presença constante nas Jornadas Internacionais de HQ’s desde a segunda edição. Neste ano, ele coordenou a mesa “Quadrinhos, educação e inclusão” e lançou o livro “História em Quadrinhos e interdisciplinaridade: Desafios Metodológicos”, editado pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (Aspas).

Uma das contribuições mais significativas do evento foi a realização da primeira reunião nacional de todos os grupos de pesquisa em HQ’s registrados no diretório do CNPq. Essa iniciativa proporcionou a oportunidade de estabelecer parcerias e pensar em estratégias conjuntas para fortalecer o campo de estudos em histórias em quadrinhos no Brasil.

Os professores Amaro Braga e Jozefh Queiroz são líder e vice-líder do grupo de pesquisa Quadro a Quadro na Ufal. Eles ministram disciplinas eletivas como “Oficina de Histórias em Quadrinhos” para os cursos de Comunicação Social e Design, além de “Análise crítica de HQs” para os cursos de Ciências Sociais e História. O curso de Letras também conta com a disciplina “Narrativas Gráficas”, que faz parte do currículo há 14 anos.

Durante as Jornadas em São Paulo, os professores apresentaram trabalhos de autoria própria e em coautoria com o professor Aguimario Pimentel Silva, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Um dos artigos, intitulado “Como Utilizar as Histórias em Quadrinhos para Ensinar Sociologia?”, de autoria de Braga, destaca a experiência de utilizar os quadrinhos como recurso didático para abordar temas sociológicos.

Jozefh e Aguimario apresentaram uma análise da obra “Esquinas”, de Robson Cavalcante, publicada em formato de fanzine. Eles exploraram as linguagens do quadrinho como expressão do cotidiano e discutiram como a obra amplia os limites da narrativa gráfica, provocando reflexões sobre o espaço urbano e a forma como eventos são retratados.

A participação da Ufal no evento foi destacada como uma das mais significativas entre os estados presentes, representando um motivo de orgulho e incentivo para a instituição. O professor Amaro ressaltou a importância de eventos acadêmicos como esse para a divulgação científica, a promoção de resultados de pesquisas e a possibilidade de estabelecer parcerias nacionais e internacionais para enriquecer o campo de estudos em História em Quadrinhos.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade