logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Masp celebra obras mais consagradas de Leonilson em nova mostra

COMPARTILHE

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) está apresentando uma nova mostra que celebra as obras do período mais consagrado de Leonilson, também conhecido como Leonilson Tardio. A exposição destaca as produções do artista nos últimos cinco anos de sua vida, de 1989 a 1993, que foram considerados os mais maduros, ricos e complexos de sua carreira. Mais de 300 pinturas, desenhos, bordados e instalações estão sendo exibidos no museu, refletindo as perspectivas políticas, públicas e íntimas de Leonilson.

Segundo o curador da mostra, Adriano Pedrosa, Leonilson é um artista fundamental na história da arte contemporânea brasileira e internacional, sendo reconhecido por seu trabalho com a temática queer em suas obras. A exposição é organizada de forma cronológica, com cinco salas do primeiro andar do museu dedicadas a cada um dos anos abordados. O artista passou por um ponto de inflexão em sua trajetória em 1989 e, a partir de então, desenvolveu um estilo mais poético, com uso econômico de cores e traços, focando em temas como amor, sexualidade, aids e minorias.

Os últimos anos de produção de Leonilson foram marcados por um olhar introspectivo e diarístico, retratando questões pessoais e sociais com poesia e beleza. Sua descoberta de ser portador do vírus HIV em 1991 influenciou significativamente seu trabalho, que se tornou ainda mais reflexivo e carregado de significado. Após sua morte em 1993, sua obra passou a ser reconhecida internacionalmente, evidenciando sua importância no cenário artístico.

Além da exposição dedicada a Leonilson, o Masp também inaugurou uma mostra do artista sul-coreano Kang Seung Lee, que aborda, assim como Leonilson, questões relacionadas à aids e à diversidade. O filme “Lazarus”, apresentado na sala de vídeo do museu, homenageia vidas perdidas durante a epidemia do HIV/aids, inspirando-se na obra de Leonilson e no coreógrafo Goh Choo San. A exposição de Kang Seung Lee permanecerá em cartaz até outubro, junto com a mostra de Leonilson.

Essas novas exposições reforçam o compromisso do Masp com a diversidade e a arte contemporânea, trazendo à tona temas importantes e relevantes para a sociedade atual. A programação cultural do museu busca estimular discussões e reflexões sobre questões sociais e individuais, promovendo o diálogo e a inclusão por meio da arte. A mostra de Leonilson e Kang Seung Lee é uma oportunidade única de apreciar o trabalho desses artistas e refletir sobre suas mensagens e legados para a arte e para a humanidade.

Com informações da EBC
Fotos: © Leonilson Tardio/Divulgação / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade