logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Mais de 1 milhão de candidatos realizam provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) com abstenção acima de 50%

COMPARTILHE

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) teve um total de 2,14 milhões de inscritos, dos quais aproximadamente 1 milhão compareceram para realizar as provas. A abstenção foi acima de 50%, porém, segundo a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, esse número estava dentro do esperado para um concurso dessa magnitude.

Esther também informou que o Distrito Federal apresentou a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará teve a maior. Os dados ainda são preliminares e o Ministério da Gestão divulgará os números consolidados no próximo dia. Comparando com concursos anteriores, como o do Banco Central, a taxa de abstenção do CNU ficou abaixo da média histórica de 40% a 50%.

As provas foram realizadas em 228 cidades por todo o país, das 9h às 17h30 ou 19h, dependendo do bloco de conhecimentos escolhido pelos candidatos e do atendimento especial para participantes com deficiência. O caderno de questões estará disponível ainda hoje na página oficial do CNU, e o gabarito preliminar será divulgado na terça-feira.

O resultado final do concurso está marcado para 20 de novembro, e esta foi a maior seleção de servidores da história. Com a oferta de 6.640 vagas em 21 órgãos federais, o CNU foi a primeira vez em que esse formato de seleção única foi aplicado para preencher postos de trabalho no governo federal. Inicialmente agendadas para 5 de maio, as provas foram adiadas devido a fortes chuvas que afetaram a maioria dos municípios gaúchos.

Com informações da EBC
Fotos: © Tânia Rêgo/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade