logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Comitê da Ufal promove 1ª Reunião sobre Mudanças Climáticas e Riscos de Desastres

COMPARTILHE

O Comitê de Mudanças Climáticas, Riscos de Desastres e Adaptação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está se preparando para realizar sua primeira Reunião Técnico-Científica, que ocorrerá no auditório da Reitoria, Campus A.C. Simões, nesta quarta-feira (7). O evento está marcado para iniciar às 8 horas e será aberto pelo reitor Josealdo Tonholo.

Durante a manhã, estão programados debates com renomados professores da Ufal. O professor Igor da Mata, coordenador do Comitê, abrirá as atividades com a palestra “Desastres hidrológicos no Brasil: Qual o tamanho do problema e o que podemos fazer?”. Em seguida, o professor Helber Barros Gomes abordará o tema “Mudanças climáticas e eventos extremos de precipitação, secas e ondas de calor no Nordeste e em Alagoas”. Já o professor Jório Bezerra Cabral Júnior discutirá os “Impactos urbanos de eventos extremos de precipitação” como parte do Grupo de Pesquisa Climatologia Teórica e Aplicada.

Após as palestras da manhã, o professor Fabrício Daniel dos Santos Silva falará sobre “Estudos climáticos aplicados à extremos, agricultura e saúde” a partir das 9h45. Em seguida, haverá um debate sobre o “Sistema de Monitoramento, Previsão e Alerta Hidrológico” conduzido pelo professor Carlos Ruberto Fragoso Jr. e considerações sobre as “Alterações morfodinâmicas da zona costeira frente às mudanças climáticas”, apresentadas pelo professor Henrique Ravi.

Ao final da reunião, haverá encaminhamentos institucionais sobre a formalização do comitê na Ufal. O professor Igor ressaltou a gravidade do assunto e a importância de tratá-lo com cuidado, destacando ainda a discussão das ações e estratégias futuras da equipe do Comitê.

Este evento marca um importante passo da Ufal no enfrentamento das questões relacionadas às mudanças climáticas e aos riscos de desastres, demonstrando o comprometimento da instituição e dos pesquisadores envolvidos com essas questões fundamentais para o futuro do planeta.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade