Estão abertas a partir desta segunda-feira (22) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2024. As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de outubro.
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja PPL é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada retomarem a trajetória escolar. A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada a pessoas privadas de liberdade ou em medida socioeducativa, que buscam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa têm até o dia 2 de agosto para indicar as unidades que aplicarão o exame, assim como o responsável pedagógico designado para realizar as inscrições dos candidatos por meio do Sistema Encceja. O prazo final para inscrições é 9 de agosto. Durante o processo, os participantes precisam indicar quais provas desejam realizar e solicitar eventuais atendimentos especializados ou tratamento pelo nome social.
O Encceja PPL 2024 é composto por quatro provas objetivas, divididas por nível de ensino, abrangendo áreas do conhecimento como ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos, ciências humanas, além da prova de redação. Os resultados obtidos servem como parâmetros para a certificação dos participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio pelas secretarias de Educação e institutos federais.
O exame é também utilizado como referência nacional para avaliar jovens e adultos, além de subsidiar a implementação de medidas e políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos no Brasil. Mais do que uma avaliação, o Encceja PPL é uma oportunidade de inclusão educacional e social, promovendo a ressignificação da trajetória escolar de pessoas em situação de privação de liberdade.
Com informações da EBC
Fotos:







