No início de 2023, o Brasil registrou a entrada de 868.587 estrangeiros como turistas, segundo dados da Polícia Federal. Esse número representa um marco histórico comparado com os últimos quatro anos, superando em mais de 100 mil visitantes os registros de 2019 e 2020. Em comparação com janeiro de 2022, houve um aumento significativo, quase triplicando o número de visitantes.
Durante todo o ano de 2022, o país recebeu 2,689 milhões de visitantes estrangeiros, um número 55% menor do que em 2019. Esse aumento no turismo pode ser atribuído a fatores como a imagem do Brasil no exterior e a mudança de governo, que contribuíram para a recuperação do interesse dos turistas internacionais.
A nova gestão da Embratur está trabalhando para promover o Brasil como um país acolhedor, comprometido com a sustentabilidade ambiental, os direitos humanos e a diversidade. A Marca Brasil está sendo utilizada como um símbolo desse novo momento, buscando atrair turistas de todo o mundo.
Após a pandemia de Covid-19, o Brasil teve um desempenho abaixo da média global em relação ao turismo, com uma retomada mais lenta do que em outros continentes. No entanto, com a abertura das fronteiras e a retomada das atividades turísticas, o país está demonstrando um crescimento no número de visitantes estrangeiros.
Os dados mostram que o Brasil está voltando a ser um destino atrativo para os turistas internacionais. Com uma imagem renovada no exterior e esforços para promover a diversidade e a sustentabilidade, o país está de braços abertos para receber visitantes de todo o mundo.
Com informações e Fotos do Ministério do Turismo