O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) está promovendo o projeto Botânico Mirim, por meio do Herbário Maceió (MAC), com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora para crianças de 8 a 12 anos. Esta iniciativa visa educar sobre botânica e incentivar a interação das crianças com a natureza, por meio de atividades como trilhas, visitas a instituições ambientais, dinâmicas, brincadeiras e exposições.
A terceira edição do projeto, programada para 2024, tem capacidade para receber 60 crianças. A abertura está marcada para o dia 3 de julho, no auditório do IMA. Nas edições anteriores, as crianças participantes demonstraram entusiasmo e empolgação com as atividades diversas oferecidas. Uma das participantes, Louidi Lorna, de nove anos, compartilhou sua experiência positiva e o aprendizado adquirido durante sua participação.
Com duração de três meses, o Botânico Mirim oferece vagas nos períodos matutino e vespertino, com 30 vagas para cada período. Os encontros presenciais ocorrerão às quartas-feiras e aos sábados pela manhã. A inscrição deve ser feita por meio de um formulário online, disponível no site do projeto.
Helena Nascimento, coordenadora do projeto, destaca o impacto positivo que o projeto já teve nas edições anteriores, ressaltando a importância de proporcionar às crianças contato e conhecimento sobre a natureza. Durante as atividades, haverá profissionais especializados para garantir a segurança e o acompanhamento dos participantes, sendo a responsabilidade pelos dados informados na inscrição dos candidatos dos pais ou responsáveis legais.
Além das atividades educativas, o projeto conta com profissionais e técnicos capacitados para orientar e garantir a segurança dos participantes. A proposta é que as crianças se tornem cidadãos mais conscientes e responsáveis, que se importem com o meio ambiente e a preservação da natureza.
Com informações e fotos da Semarh/AL