A Câmara dos Deputados está se preparando para discutir um tema importante na próxima terça-feira (16): as adversidades do envelhecimento precoce da pessoa com deficiência. A audiência será promovida pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a pedido do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).
Segundo o parlamentar, diversos estudos apontam que o processo de envelhecimento em pessoas com deficiência, especialmente aquelas com deficiências intelectuais, ocorre de forma precoce e distinta do envelhecimento normal. Com a população brasileira envelhecendo, surge uma preocupação adicional para pais e cuidadores de pessoas com deficiência, que também estão vivendo a terceira idade e se questionam sobre o futuro de seus entes após o seu falecimento.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de 2039, haverá mais idosos do que crianças vivendo no Brasil. Isso ressalta a importância de discutir e buscar soluções para o envelhecimento das pessoas com deficiência e os desafios enfrentados por seus cuidadores.
A audiência está marcada para acontecer no plenário 13, a partir das 13 horas, e promete trazer à tona questões fundamentais para o debate sobre o tema. É fundamental que a sociedade e os órgãos competentes estejam atentos a essa discussão, a fim de encontrar caminhos que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência e seus cuidadores.
Portanto, a iniciativa do deputado Zé Haroldo Cathedral em promover essa audiência demonstra a preocupação e o comprometimento com a causa, buscando sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância de cuidar e garantir os direitos das pessoas com deficiência em todas as fases de suas vidas.
Com informações da Camara dos Deputados













