logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prédio do Congresso Nacional recebe iluminação verde em homenagem ao Dia de Conscientização sobre a Neuromielite Óptica.

COMPARTILHE

No dia 27 de março, o prédio do Congresso Nacional foi iluminado de verde em uma ação especial que durará até domingo, dia 31. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o Dia de Conscientização sobre a Neuromielite Óptica, também conhecida como doença de Devic. Essa condição rara é caracterizada pela inflamação do nervo óptico e da medula espinhal, resultando em sintomas como diminuição da capacidade visual, dificuldades motoras, dormência nos membros e desregulação nos controles urinário e intestinal, podendo levar a incapacidades graves e, em casos extremos, à morte.

Anteriormente considerada uma variação da esclerose múltipla, a neuromielite óptica é hoje classificada como uma doença distinta. Embora possa afetar indivíduos de qualquer faixa etária, é mais prevalente em mulheres na meia-idade. O diagnóstico dessa enfermidade traz desafios significativos, impactando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional, social e financeiro dos pacientes e suas famílias.

Apesar de ainda não ter cura, a neuromielite óptica já conta com tratamentos disponíveis para evitar o agravamento das inflamações. A iluminação verde do Congresso Nacional foi uma solicitação do senador Romário, da procuradora da mulher da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos, da Secretaria da Mulher e do deputado Diego Garcia, atendendo ao pedido da Associação Crônicos do Dia a Dia.

A conscientização sobre essa doença é fundamental para promover a informação e a solidariedade em relação aos pacientes que enfrentam essa condição. A iluminação verde do Congresso Nacional é uma forma simbólica de mostrar apoio e solidariedade a todos aqueles que lidam com a neuromielite óptica. A luta contra esta doença é uma batalha diária, e o apoio da sociedade e das autoridades é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

Com informações da Camara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade