logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Dia Nacional do Cirurgião Oncológico é instituído no Brasil para promover a prevenção do câncer, sancionado por Lula sem vetos.

COMPARTILHE

No dia 17 de julho será celebrado o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar sem vetos a Lei 14.827/24, que institui a data com o objetivo de promover campanhas de prevenção contra os diversos tipos de câncer. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (21) e é fruto do Projeto de Lei 5543/20, de autoria do deputado Dr. Frederico (PRD-MG).

De acordo com o texto da lei, é importante dar mais visibilidade aos cirurgiões especializados em oncologia, reconhecendo a importância e o trabalho desses profissionais. O Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia reconhecido a especialidade da cirurgia oncológica em 17 de julho de 2017, estabelecendo que os profissionais devem passar por uma especialização de três anos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão é de que mais de 73 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama no Brasil até 2025, enquanto cerca de 71 mil novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no mesmo período. Esses números reforçam a importância da conscientização e prevenção da doença.

A criação do Dia Nacional do Cirurgião Oncológico representa um marco para a saúde no país, destacando a relevância do trabalho desses profissionais na luta contra o câncer. A data será uma oportunidade para valorizar e reconhecer o empenho dos cirurgiões especializados em oncologia, além de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Com informações da Agência Senado, a celebração do Dia Nacional do Cirurgião Oncológico em 17 de julho marca um avanço na conscientização sobre a importância do combate ao câncer e na valorização dos profissionais dedicados a essa área da medicina.

Com informações da Camara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade