Maceió se destaca na Avaliação de Fluência em Leitura, realizada em 2023, sendo o município de Alagoas com o melhor resultado entre os cinco maiores. De acordo com o relatório apresentado à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), 55% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental foram classificados como leitores iniciantes e fluentes.
O estudo, realizado pela Associação Bem Comum e a Lyceum Consultoria, por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime em Colaboração (PARC), também revelou que houve um aumento de 54% no índice de participação e desempenho dos estudantes no período de 2021 a 2023. Esse crescimento é o maior entre os cinco municípios analisados.
A secretária de Educação, Jó Pereira, atribuiu esse resultado ao Programa Alfabetiza Maceió, lançado em setembro de 2021 pelo prefeito JHC. O programa tem como objetivo capacitar professores do 1º ao 5º ano para garantir que os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até os sete anos, e apresentem plena fluência na leitura e escrita.
Jó Pereira ressaltou que esses resultados são motivadores e estimulam a equipe da Semed a continuar trabalhando pela educação. Ela destacou os desafios enfrentados pela pasta, mas ressaltou o compromisso da gestão municipal em melhorar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes de Maceió.
Durante a apresentação dos resultados, a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma, falou sobre o planejamento para o ano de 2024. O programa Alfabetiza Maceió terá reforços, como acompanhamento técnico-pedagógico para as turmas de 1° e 2° anos, laboratórios para a recomposição de aprendizagem dos estudantes não alfabetizados do 3° ao 9° anos e encaminhamentos para corrigir o fluxo escolar dos estudantes que não alcançaram a aprendizagem adequada para sua idade e ano escolar.
Maria Vilma também destacou que serão aplicadas avaliações de fluência leitora e escritora bimestralmente, além de intervenções nas práticas pedagógicas. Para impulsionar os resultados de aprendizagem em todas as instituições escolares da rede municipal, serão lotados Articuladores de Aprendizagem em cada escola.
A parceria entre o Município, a Associação Bem Comum e a Lyceum Consultoria será mantida para o desenvolvimento do programa Educar pra Valer, como uma ação estruturante do Alfabetiza Maceió. Essas ações visam garantir que mais estudantes sejam alfabetizados na idade certa e tenham uma educação de qualidade em Maceió.